PERGUNTAS FREQUENTES
Perguntas & Respostas!
01
O que é VPS KVM LINUX?
Um VPS KVM LINUX também chamado habitualmente como VM (Virtual Machine) ou VPS (Servidor Virtual Privado) é um servidor virtual que partilha os recursos de hardware de um servidor físico tendo no entanto total isolamento face aos restantes servidores virtuais, recursos garantidos assim como total liberdade para escolher o sistema operativo Linux. Poderá assim ter toda a liberdade e segurança de um servidor dedicado a um custo muito inferior.
02
Onde estão alojados os servidores?
Por forma a garantir sempre as melhores velocidades de acesso os nossos servidores estão alojados no nosso espaço de datacenter nacional próprio, localizado em Morro Bento - Luanda.
03
Efectuam backups?
Por se tratar de um serviço não gerido, cuja responsabilidade de instalação, configuração e manutenção é do cliente, os VPS não incluem por defeito backup.
Recomendamos assim que o cliente mantenha copias de segurança actualizadas de todos os seus dados. No momento da encomenda do seu serviço poderá escolher uma das diversas soluções que disponibilizamos para efectuar copias de segurança dos seus dados.
04
Quanto tempo leva a activação do serviço?
O serviço é activado de forma automática alguns minutos após a confirmação do seu pagamento. Caso efectue o pagamento utilizando transferencia bancária ou Multicaixa a activação do seu serviço é automático apos a confirmação da entrada do pagamento na conta da ELENDE, salvo se se tratar de um serviço gerido ou com sistema operativo personalizado.
05
Que distribuição Linux posso utilizar?
Dispomos actualmente para instalação automatica das distrubições Linux mais utilizadas em ambientes Web, como o CentOS7 e 8, AlmaLinux, Ubuntu 18 e 20 LTS e Debian 11. Devido à tecnologia de virtualização utilizada é possivel a instalação de outras distruições Linux bastando para tal nos contactar após a aquisição do serviço para a instalação da mesma.
06
Qual é o painel de controlo utilizado para gestão da VPS?
Baseado na tecnologia KVM, encontrará integrado na sua área de cliente um painel de gestão bastante user-friendly e intuitivo colocando assim nas mãos do cliente todo o controlo que procura. A partir do painel de controlo poderá ligar/desligar/reiniciar o seu serviço, consultar o estado do mesmo, ter acesso a graficos de utilização de processador, memória e largura de banda assim como reinstalar o seu servidor com outra distribuição Linux.
07
Posso ter um painel de controlo para gestão dos meus sites?
Sim, no caso de utilizar a VPS para alojamento web poderá ser instalado (mediante custos de licenciamento, se aplicável) qualquer painel de controlo que seja compatível com o sistema operativo escolhido tal como cPanel, Plesk, DirectAdmin, Virtualmin entre outros que podem ser instalados a partir do painel de gestão.
08
Posso gerir o reverse DNS do(s) meu(s) IP(s)?
No painel de gestão do seu VPS irá ter uma opção para criar/alterar o registo de rDNS para os IPs atribuidos a sua conta sem que para isso tenha de contactar o suporte ao cliente.
09
Posso evoluir (upgrade) para um plano superior?
Sim, poderá fazer upgrade do seu VPS (Servidor Virtual) a qualquer momento sem que seja necessário reiniciar ou reinstalar o seu servidor sendo que apenas pagará a diferença entre planos tendo em conta o tempo que faltar para terminar o serviço contratado. Alertamos no entanto que por razões tecnicas do proprio sistema operativo não é possivel o downgrade do espaço em disco pelo que uma vez aumentado o mesmo não é possivel a sua redução sem uma reinstalação do servidor.
010
Para que fins posso utilizar este serviço?
Os nossos VPS/ por serem um ambiente dedicado e exclusivo ao cliente, poderá instalar aplicações e software personalizado podendo ser utilizado para diversos fins tais como, Servidor de Alojamento Web, Servidor de Email, Servidor de Rádio/TV, Bases de dados, Backups, Ambiente Remoto, servidor de jogos entre outros.
11
Como funciona o suporte técnico?
O nosso suporte está disponível para o auxiliar 24/7/365 de forma gratuita relativamente à rede e hardware do serviço contratado. Todas as suas questões serão respondidas por técnicos qualificados por forma a resolver a situação de uma forma célere. Conte sempre connosco para esclarecer as suas questões. Caso pretenda a gestão do servidor por parte da ELENDE, contacte-nos para mais informações. .